Abrasua conta

Pitaia Notícias

imagem-destaque

Há muita dúvida e confusão sobre quando, efetivamente, originou-se o bitcoin e a história das criptomoedas. Por ser um ativo digital que surgiu através de uma ideia, o que podemos sinalizar são alguns marcos que foram importantes para o início de seu desenvolvimento.

Mas antes de entendermos como esta moeda surgiu e como ela opera, é preciso entender o que significa criptografia e como esse conceito é importante para este mercado.

O que é criptografia?

Apesar de parecer um nome que somente técnicos são capazes de entender, o conceito de criptografia não é tão complexo. Ela é tão somente um conjunto de algoritmos matemáticos que codifica dados para que somente o destinatário correto possa lê-los.

E-mails, mensagens privadas no whatsapp, transações bancárias e outras atividades virtuais são informações protegidas por criptografia.

Esse sistema é muito importante para a proteção de operações sigilosas e manutenção da privacidade dos usuários na internet. E é através dela e da tecnologia blockchain que as operações relacionadas ao bitcoin são possíveis e seguras.

A comunidade e a primeira transação em bitcoin

Agora, voltemos aos momentos introdutórios do BTC no mercado digital como conhecemos hoje. Entre os mais importantes momentos na linha do tempo desta moeda, o ano de 2008 foi o ponto inicial. Em outubro deste ano, o primeiro whitepaper sobre bitcoin foi publicado em uma lista de emails que discutia criptografia.

Foi aí que a primeira comunidade a se interessar e a dar força a ideia da criptomoeda começou a ganhar corpo. Ainda em 2008, foi criado o bitcointalk.org, primeiro fórum voltado exclusivamente a este debate. O indivíduo ou grupo que o criou, encoberto sob o pseudônimo de Satoshi Nakamoto, ainda tem sua identidade desconhecida.

O bitcoin como conhecemos hoje foi lançado no final de 2008 no sourceforge.net, plataforma de criação de softwares open source que movimentava uma grande comunidade virtual de desenvolvedores.

A primeira operação feita com BTC, porém, aconteceu apenas em 2009, e foi uma transferência de Satoshi Nakamoto para Hal Finney.

Surpreendentemente, em 2010 o mercado já estava estabelecido. O primeiro produto comprado com moeda virtual do mundo foi uma pizza, e sua operação foi concluída na Flórida.

Graças ao fortalecimento dessa comunidade e dos que emprestam sua força e conhecimento a ela, em 2013 o valor de mercado do bitcoin já ultrapassava U$ 1 bilhão!

O mercado de bitcoin hoje

Entre as características que atraem cada vez mais interessados na compra de bitcoin hoje, estão a facilidade, a rapidez, o preço relativamente baixo e as intenções de descentralização das operações financeiras dos bancos tradicionais, o barateamento dos custos transacionais e a proteção contra a inflação.

Apesar de ter sofrido alguns percalços, como o veto do Banco Central da China em 2013 para operações em bitcoin no país, a tecnologia envolvida e seu avanço são irrefreáveis.

Estima-se que já existam hoje 17,4 milhões de bitcoins no mundo. O teto estipulado para o número de moedas disponíveis é de 21 milhões.

Hoje, o mercado mundial é regulado pela Bitcoin Foundation e o valor de 1 BTC, em reais, até o fechamento deste conteúdo, é de R$ 43.734,84.

A tecnologia blockchain e a criptomoeda são as forças motoras do futuro do dinheiro como o operamos hoje e ninguém vai ficar de fora!

Compartilhe esta publicação:

Últimas postagens

placeholder-destaques-blog.png
O que é um banco digital? Os bancos digitais são seguros? Banco digital oferece cartão de débito? Essas e outras questões são cada vez mais recorrentes por um motivo: o crescimento exponencial dos bancos digitais no Brasil e do número de clientes que estão migrando das instituições tradici...
icone-relogio.png 5 meses icone-tag.png ,
placeholder-destaques-blog.png
Há muita dúvida e confusão sobre quando, efetivamente, originou-se o bitcoin e a história das criptomoedas. Por ser um ativo digital que surgiu através de uma ideia, o que podemos sinalizar são alguns marcos que foram importantes para o início de seu desenvolvimento. Mas antes de entendermos ...
icone-relogio.png 5 meses icone-tag.png ,
placeholder-destaques-blog.png
O Bitcoin já é uma realidade. Com seu mercado consolidado, todo mundo já ouviu falar da moeda virtual que veio para revolucionar a maneira como lidamos com operações bancárias, mas será que todo mundo entende como essa moeda transita e como funciona a tecnologia que possibilita sua existênci...